top of page

FORMAS DE EXPRESSÃO

 

As formas de expressão são formas não-linguísticas de comunicação associadas a determinado grupo social ou região, traduzidas em manifestações musicais, cênicas, plásticas, lúdicas ou literárias.

 

BANDAS MARCIAIS

 

As bandas de Santa Maria são conhecidas pela sua tradição, pelas apresentações ao ar livre, pela abertura e decorrer de eventos de grande porte como a Feira do Livro, Aniversário de Santa Maria e Mês da Cultura. Há de se destacar que a atuação das bandas faz parte da história centenária do município, sendo que algumas já foram extintas, como a Banda do Colégio Marista Santa Maria.

Podem-se citar as seguintes bandas em atuação:

 

  • Banda de Música da Brigada Militar - Criada em 15 de Outubro de 1892. A Banda tem como lema "Cultura também combate a Violência". Serve de elo entre a Brigada Militar e a comunidade.

 

  • Banda de Música da 3ª Divisão de Exército - Criada em 30 de Abril de 1909, hoje atende a uma das maiores guarnições militares do País, a Divisão Encouraçada.

 

  • Banda Marcial Manoel Ribas - Surgiu no ano de 1956, como Instituição Extracurricular do Colégio Estadual Manoel Ribas, sendo chamada carinhosamente de “Banda do Maneco”. Tem por objetivo educar seus componentes através da música, levar entretenimento à população e elevar o nome do Colégio Manoel Ribas.

 

  • Banda de Música do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica - BASM - Criada em 30 de Janeiro de 1978, é uma ferramenta de Comunicação Social da Base Aérea de Santa Maria e tem como missão o treinamento das tropas e apoio ao cerimonial militar.

 

  • Banda Marcial da Escola Providência - Fundada em 2004, com o objetivo de oferecer aos jovens o desenvolvimento de habilidades específicas e valores, trabalhando o comprometimento com o resgate cultural através da educação musical.

 

  • Banda Marcial da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Antônio Xavier da Rocha - Fundada em 02 de Maio de 2005. Possui como lema "Força e União para trocar experiência com outros e crescer". Os jovens estudantes partilham um novo saber: a música instrumental. 

Banda Marcial.jpg
6ª Brigada.jpg
Banda Marcial Manoel Ribas 07 de Setembro de 2013 Desfile.jpg
Rocha.jpg
Banda Marcial Manoel Ribas APAE Agosto de 2014.jpg
Banda Marcial Manoel Ribas.jpg
Banda Marcial Manoel Ribas 07 de Setembro de 2013.jpg
Banda Marcial Manoel Ribas 07 de Setembro de 2013 Desfile 02.jpg
Banda Marcial Manoel Ribas Festival de Bandas em Cachoeira do Sul.jpg

TERTÚLIA MUSICAL NATIVISTA

 

Santa Maria recebe um dos maiores festivais nativistas do Estado do Rio Grande do Sul, a Tertúlia Musical Nativista. O festival teve suas primeiras edições nas décadas de 80 e 90 e, projetou artistas (músicos, poetas, intérpretes e compositores) para todo o país. A partir da 18ª edição, em 2010, o festival passou a acontecer em um espaço nobre da cidade, a Gare da Viação Férrea. Apenas a edição de 2012 foi realizada no Centro Desportivo Municipal.

Na Tertúlia Musical Nativista, concorrem composições inéditas. A competição é dividida por eliminatórias, sendo divulgadas as melhores canções. Elas voltam a ser apresentadas no dia da grande final. Para chegar a final, as canções precisam conquistar o júri formado por nomes que são referência no nativismo. Também há premiações como, para a melhor música sobre Santa Maria, a música mais popular, o melhor intérprete, a melhor letra, o melhor instrumentista e o melhor arranjo. No ano de 2014 foi realizada a 1ª Tertulinha, voltada a crianças de 5 a 12 anos e a 1ª Tertúlia de Poesia Gaúcha. 

8 Tertulia.jpg
Tertulia 2014.jpg
Público_da_Tertúlia.jpg
Tertulia.jpg
bottom of page